quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Recomendações de um iniciante

Então, to começando praticamente agora com formigas, mas tem coisas que eu ja aprendi sofrendo hehe.
  • Arrume uma pinça. Pegar formigas com as mãos nuas nem sempre é bom, além de poder machucá-las. Eu tenho uma de dentista, assim.  (mas pode ser qualquer uma)


  • Acondicione as rainhas em tubos. Se estiver sem tubos ou for uma emergência (tubos cheios, rainhas novas por acaso...) use aqueles potes de conserva com tampa metálica ou de requeijão. Cuidado ao fazer os furos de oxigenação. Se forem grandes as rainhas podem sair. Já usei gaze, uma Camponotus rufipes abriu um rombo e saiu. Já usei plástico filme de cozinha, aconteceu o mesmo. Então tome cuidado, faça furos finos e compridos e não esféricos.
  • Não fique fuçando nos tubos, rodando, mexendo e cutucando e também não deixe expostos à luz. Botar ovos e criar uma colônia nova é estressante e consome as energias da rainha. Não dê mais motivos pra ela querer morrer (xD).  Deixe em um local escuro (gaveta, caixas) e espere.
  • Não procure por formigas somente à luz do dia. Muitas espécies saem pra reproduzir à noite. Eu por exemplo, achei 5 camponotus rufipes se reproduzindo à noite, enquanto de dia nem sinal.
Ah, e cuidado pra manusear a pinça, não vá esmagar a rainha apertando feito um neanderthal. Eu prefiro pegá-las pelas asas e quando estão sem, vá empurrando/guiando elas pra dentro do tubo. Se os tubos estiverem em casa, faça um 'case' de papel, e coloque ela lá. Proximo post ensino a fazer, ja peguei muito inseto assim, até chegar em casa e colocá-los melhor em algum lugar.


Fique sempre alerta.

Abraços;

3 comentários:

  1. Valeu. Pretendo fazer mais dicas, essas foram as de começo somente.

    Abç

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM ME AJUDOU BASTANTE VC SABE OQUE ACONTECE SE A FORMIGA ACROMYMEX COMER O FUNGO

    ResponderExcluir