quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Capturas 23/11/11

AEEE  hoje capturei uma parte da minha wantlist hahaha
Eu pressenti que teria revoada hoje e pelo clima teria. Dois dias de chuva e um dia de sol claro, sem vento e quente...  Resultado: Let's catch 'em all!  hahaha
Vamos as fotos... (PS estão ruins, por conta da luminosidade que tb é ruim xd)

Provavelmente uma Camponotus vagus, mas se alguém souber melhor, avisa.




Provavelmente uma Camponotus rufipes:




Aqui uma (provável) rainha de Solenopsis invicta  (é a que eu to mais em dúvida, ja peguei ela sem asas, quase cavando)


Não sei nem se é rainha ou se é dessa espécie hahaha  vamos ver..
Indo embora, felizão da vida na ciclovia, pedalando o olhando pro chão encontro essa Acromyrmex ou Atta, não sei (vendo imagens na net ta parecendo mais Atta) com uma asa faltando, como se fosse disputada por muitos pássaros. Mas ainda tava esperta e andando ligeiro..  peguei.





Coloquei-a em um pote com terra úmida, ela está rodeando ele até agora, vamos ver se cava... Achei ela pequena comparada à outras Atta's que já vi, então julguei ser Acro...  e vocês o que acham?
As fotos estão ruins, pretendo arrumar uma outra câmera mais tarde...
Quero dicas.  o que faço agora?  espero as asas caírem pra alimentá-las ou já posso dar algum alimento?  o que sugerem pra cada espécie?  quantas vezes ao dia?  sabe, essas coisas básicas pra rainha poder sobreviver...

acho que é isso =D


Abraços.

[EDIT] Hoje, no mesmo dia (noite lol) peguei mais uma da suposta C. vagus e mais 3 da C. rufipes, com asas.  As 3 rufipes estravam num monte de areia embaixo de um poste de luz, andando, e tinha muitos, muitos machos em volta também andando...  não sei se já tinham sido fecundadas mas ja era 22h então creio que sim...  só aguardando mesmo pra saber (>:

15 comentários:

  1. Sim é uma Atta, eu tenho 100% de certeza, as acromyrmex tem o abdômen menor e o torax mais alto já a acro, tem o torax menor e o abdômen tambem, Camponotus vagus não existe no brasil, so na europa ! Eu achei uma Camponotus festinatus hoje, sem querer matei ela e ela tava fecundada, mais enfim. Boa sorte com todas !

    ResponderExcluir
  2. Julgando pelo tamanho do seu dedo perto da formiga,concerteza é uma Atta.
    A Rainha Acromyrmex,é menor que operarias das Atta,menor que Camponotus,uma verdadeira Mini Atta.
    Se voce achou ela menor que as comuns que voce vi,é normal as vezes as formigas,nao sao tao alimentadas e acabam ficando uma pouca diferença.
    Quanto a asa dela,nao foi arrancada por nada não,ela mesmo que tentou retirar,tenho uma que está exatamente igual, rsrs
    Parabens pelas rainhas e boa sorte.
    Quanto a formiga que voce julgou ser Camponotus Vagus,se ela nao tiver o tamanho da sua Camponotus Rufipes ali,pode ter certeza que nao é uma Camponotus,pois pelo menos nas fotos nao tem aparencia e nem abdomen de uma Camponotus.
    Espero ter ajudado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se aparece o comentário do Vitor mas ta ae: "Sim é uma Atta, eu tenho 100% de certeza, as acromyrmex tem o abdômen menor e o torax mais alto já a acro, tem o torax menor e o abdômen tambem, Camponotus vagus não existe no brasil, so na europa ! Eu achei uma Camponotus festinatus hoje, sem querer matei ela e ela tava fecundada, mais enfim. Boa sorte com todas ! "

    Valeu então! Se não é vagus, que formiga é? ainda não consegui achar nada, as fotos não ajudam muito tambem. Amanhã tiro novas (:

    Obrigado!

    sabe me dizer se já posso alimentá-las? (fora a atta) e o quê dar?

    abç

    ResponderExcluir
  4. Então Ori, obrigado. é, aquela preta é menor que a 'rufipes' então não sei no que apostar... vamos ver.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Ah quanto a Solenopis ,se parece muito,se for bem pequena,é Solenopis sim.
    Boa sorte com ela tambem,pois é uma especie bem dificil de sobreviver,coloca ela em um pote com Areia Branca(aquela bem fininha e não as que tem pedrinhas),vai ter mais chances de sobreviver.
    Quanto a comida,nao precisa se preocupar muito ,mas caso queira dar algo pra elas comerem,coloque agua + mel ou agua + açucar.
    E quando elas tiverem larvas,coloque pernilongos.
    A Atta dê petalas de rosas,folha de quebra pedra,petalas de hibiscus,boa sorte.

    ResponderExcluir
  6. Sim, é bem pequena mas comparada à operárias de solenopsis que tem aqui em casa (formigueiro) é gigante;
    Quando diz em um pote com areia, no mesmo estilo que fazem com attas? enche o pote com areia e coloca ela pra cavar?

    Obrigado novamente =D

    ResponderExcluir
  7. Olá! Publiquei seu banner no meu blog. Prabeśn pelo blog.

    Dicas:
    Tente colocar imagens pequenas que linkam as imagens grandes, usuários com internet mais lenta terão problemas em abrir seu blog.
    Como disseram acima, não exite Camponotus Vagus no Brasil, é uma espécie européia. Sempre aparece alguém dizendo que achou uma dessas, mas é impossível, no Brasil.
    A cortadeira é se parece muito com atta, mas não posso lhe dizer a espécie por precisar de fotos muito detalhadas (assim como qualquer outra espécie de outros gêneros). Qual o tamanho dela?
    Você só deve dizer uma espécie quando tiver certeza, e para isso vai precisar de microscópio.

    Parabéns pelo blog, ótimas fotos.

    Abraço,
    Bruno.

    ResponderExcluir
  8. Solenopsis tem por genes cavar,nao se adapta facil com formigarios limpos,e pode acabar morrendo,talvez quando ja tiver bastante operarias pode optar por uma transferencia,mas ate então ela é bem fragil.
    Aconselho fazer isso pois todas Solenopsis que capturei,nao aguentaram muito tempo em potes limpos e tubos.
    Ai tempo depois vi em um video,onde o cara coloca a dele em um pote com areia branca,e depois de 1 semana ela,tinha cavado ate o fungo,e colocado os ovos.
    Lembre-se de sempre de umidecer os potes que contem areia e terra,nao umideça demais,mas sempre jogue um pouco d'agua dentro,aconselho a COMPRAR um BORRIFADOR,e borrifar agua,invez de jogar a agua direto.
    Eu digo comprar,porque as vezes voce quer aproveitar algum borrifador na sua casa,e tem dejetos de substancias toxicas,que podem matar sua formiga,ou ate mesmo criar fungos.
    Caso voce tenha alguma outra pergunta,e eu nao responda hoje ainda,mande um comentario no ultimo post do meu blog,pra eu visualizar e vir te responder.

    ResponderExcluir
  9. Ok, obrigado pelas dicas.
    O tamanho dela, como posso lhe dizer... Não quero mexer nela agora, parece que vai começar a cavar, mas é mais ou menos o tamanho de um polegar. Ja ví atta's (se ela for uma) maiores.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Ori, tenho um borrifador usado só pra água aqui, irei transferi-la amanhã pela manhã.

    Abraços;

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho uma formiga igual a sua pequenininha, tá cheia de ovos, faz uma semana e alguns dias que eu capturei ela, boa sorte com ela :D

    ResponderExcluir
  12. A Atta que eu tenho na escola, parece ser uma cabeça de vidro, por ter a coloração igual as formigas que eu vi aqui perto de casa ( e elas tem a cabeça brilhante) As mais clarinhas tem a possibilidade de ser Saúva limão, mais clara. Existem várias saúvas de vários jeitos mais cada uma com o mesmo genêro ATTA !

    ResponderExcluir
  13. Só corrigindo o Vitor.
    A espécie "Atta" ,o genêro é oque vem depois.
    Quando nao se sabe definir um genero de uma especie,voce classifica por sp.
    Ex: Atta sp, Camponotus sp.
    Se voce mostrar fotos melhores da formiga pequena,talvez dê pra ver melhor,por enquanto acho que é uma lasius.
    E pode ter certeza é uma Atta sim sua formiga,nao é Acromyrmex.

    ResponderExcluir
  14. Fala gabriel! eu ja add o seu banner no meu blog.
    entao, estava vendo os seus blogs e fiquei surpresso porque gosto tambem gosto de bonsai tambem!
    mathus_mathus@hotmail.com
    me add la no msn ;)
    abcs

    ResponderExcluir
  15. Tá tendo um problema nos comentários, (não aparecem, 0 coments) n sei por que, mas vou responder.

    @Ori acho que ainda tá confuso...
    O gênero é mais abrangente do que espécie. espécie é específico de um 'tipo de indivíduo' e gênero de um grupo com características semelhantes.. Reino>Filo>Classe>Ordem>Família>Gênero>Espécie

    Não se pode definir uma espécie sem antes definir o seu gênero...

    Melhor, vejam esse link:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Classifica%C3%A7%C3%A3o_cient%C3%ADfica

    @Matheus que bom que gosta de bonsai ! mas meu blog sobre eles ta abandonadão, vou ver se volto a postar XD ta add.

    Abraços

    ResponderExcluir