sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dicas para transferir as formigas

Esse post vi no Formigueiro Brasileiro, todos os créditos são dele.


Bom, estive pensando em uma maneira eficiente de transformar aquele tubo de ensaio tão agradável num inferno para as formigas. A luz em geral causa fobia nelas e elas tendem a ir para o formigario que estará coberto. Mas se isso não funcionar? Se as vezes a pessoa ficar impaciente de tentar gentilmente transferí-las para o formigario, não tendo sucesso pode acabar simplesmente jogando as formigas lá dentro... daí é ruim para elas.
Então o que fazer se o plano A não funcionar? Podemos explorar um sentido desenvolvido das formigas: o faro.
Tem certas coisas que as formigas geralmente não gostam de cheirar. Entre elas:

Cravo-da-Índia:

Casca de laranja:


Borra de café:



Essas substâncias não fazem mal às formigas e elas vão ficar doidinhas pra ir pra algum lugar longe desse cheiro. Plano B bem prático.
Agora, também pode-se usar calor (não em excesso, ok!?). Mas eu acho essa técnica muito arriscada porque pode desordenar o comportamento das operárias e alguma coisa pode acontecer...
Bem, quando for transferir a minha Camponotus vou usar isso a meu favor hehehe
espero que as dicas tenham sido úteis. 

Abraços



Mais ovos =D

Olá pessoal!

A minha rufipes colocou mais ovos, agora totalizam 8 ou 9...
As outras rainhas continuam com asas...
Encontrei uma 'colônia' de formigas ainda não identificadas com umas 3 ou 4 rainhas juntas, muitas pupas e larvas e umas 6 operárias vivendo num canudo daqueles copos infantis... na minha casa.

Transferi-as pra um pote de vidro, daqueles de conserva conectado a um pote de forragem, onde tem uma tampa de pet com água e uma plaquinha com gotas de água açucarada.  Espero que se adaptem ^^

Esse post foi somente informativo, estou com sérios problemas em relação à maquina fotográfica (a de casa sumiu, da minha tia quebrou e_e) providenciarei.

Abraços!